top of page

O que são as drogas?

 

As drogas são substâncias que, ao serem introduzidas em um organismo vivo, modificam processos bioquímicos, resultando em mudanças fisiológicas ou comportamentais.

 As drogas lícitas Álcool e tabaco são as primeiras drogas experimentadas  pelos jovens em geral muito precocemente e o passo seguinte é  buscar as drogas ilícitas. Geralmente quem usa as drogas ilícitas não abandona as lícitas. Nem toda droga é viciante e destrutiva a curto prazo. O barato é viver sem drogas.

Tipo de drogas

  • Depressoras: Diminuem a atividade cerebral. Álcool, calmante, inalantes etc.

  • Estimulantes: Aumentam, aceleram a atividade cerebral. Cocaína, anfetaminas (remédios para emagrecer), cafeína e nicotina.

  • Perturbadoras: Altera a percepção da realidade, fazendo com que o cérebro trabalhe fora do padrão normal. Maconha, LSD e Ecstasy.

Ranking

O Imperial College de Londres publicou um ranking das drogas mais destrutivas.

  1. Álcool

  2. Heroína

  3. Crack

  4. Meta Anfetamina

  5. Cocaína

  6. Cigarro

  7. Anfetamina

  8. Maconha

  9. GHB (ácido gama Hidroxibutirico)

  10. Benzodiazepínicos

Efeitos das drogas

Na família

O aumento do número de pessoas envolvidas com drogas, principalmente jovens, tem se tornado muito visível para a sociedade, que lida frequentemente com as cruéis consequências que este vício pode trazer. A educação dos filhos é um assunto muito discutido entre professores, família, profissionais da área da saúde e demais profissionais da educação.

Algo que está muito claro para todos é que a classe social e econômica influencia em certos pontos no uso de drogas, mas nem sempre é a principal causa de um jovem entrar neste mundo, pois este mal vem atingindo de forma violenta todas as camadas da sociedade.

A família por sua vez, demora a perceber que um dos seus integrantes está envolvido com drogas, porém se as mudanças de comportamentos e hábitos de vida forem observadas com atenção, serão o primeiro sinal de algo não está indo bem. A dependência química traz muito sofrimento para a família de um modo geral onde as relações ficam fragilizadas pela desconfiança, violência e pela falta de estrutura para lidar com o que está acontecendo. 

O mais importante para lidar com tudo isso é perceber o problema no início para então tomar medidas de apoio e tratamento ao usuário, certos que não será uma batalha fácil, mas que não é impossível de ser vencida.

 

Na sociedade

A sociedade atual vem passando por um drama que atinge milhares de cidadãos e muitas famílias. O uso de drogas e a dependência química. Sociedade esta que vem cada vez mais sendo tomada pela violência e por crimes que chocam à todos, cuja finalidade é roubar , agredir, ou matar alguém para comprar drogas ou até mesmo porque se está drogado.

Mas, muitas vezes, nos perguntamos: isso tem solução? A resposta é complexa e exige uma mobilização do estado, da justiça, da educação, das famílias, dos jovens e da sociedade com um todo em todas as suas esferas. Campanhas de prevenção, uma boa educação, a conscientização dos efeitos da droga seria um dos meios para nos livrar de todo este mal. 

O que vemos na verdade é um cenário difícil de ser organizado, com famílias se despedaçando com valores perdidos e tomadas pelo sofrimento, o que com certeza deixará marcas na sociedade por muitos e muitos anos, perpassando gerações.

Violência e drogas: “Problemas que caminham lado a lado”.

As estatísticas denunciam que o uso de drogas e a criminalidade estão cada vez mais próximas. Segundo a OMS quase 3% de população brasileira acima de 15 anos é considerado alcoólatras. Parece pouco, mas essa porcentagem equivale a mais de 4,0 Milhões de pessoas. 

Segundo a ONU (organização nações unidas) quase 200 mil pessoas morrem anualmente no mundo, devido ao consumo de narcóticos ilegais, entre overdoses e outros problemas associados.

De acordo com YURI FEDOTOV diretor executivo do escritório das nações unidas sobre drogas e crimes (UNODOC), existem atualmente 237 milhões de toxicodependente com problemas graves de saúde e que 12 milhões deles utilizam drogas injetáveis. As contundentes ligações entre os grupos do crime organizado e a violência extremista e terrorista se beneficiam do tráfico de drogas , comentou YURI FEDOTOV e lamentou a carência de programas de prevenção em diversos países inclusive o nosso BRASIL.

Referências e imagens

 

Marques, A, C, P, R; cruz, M.S. O adolescente e o uso de drogas. rev.bras. Psiquiatria, v-22, suppl2, p. 32-36,2000

 

Maurina, l, r, c, et, al. Habilidades sociais e o abuso de drogas no contexto familiar, rev, psicologia da imed, v4, n2, p715-722, 2012

 

Rego, x.f.t. Dependência química! Os efeitos da cocaína no sistema central. IPEMED, São Paulo. Novembro 2010.

 

SANCHEZ, Amauri Mário Tonucci. Drogas e Drogados: O indivíduo, a família e a sociedade.2 ed. São Paulo. Editora Pedagógica e Universitária Ltda.1945

 

SOS CRACK. Prevenção e tratamento. Governo do estado de São Paulo. Secretaria da Justiça e da defesa da cidadania e conselho estadual de entorpecentes (CONEN), São Paulo, gestão 97/99.

 

JOHANSON, Chris-Ellyn. Tudo sobre Drogas- Cocaína. São Paulo. Nova Cultural.1988.

 

Livreto Informativo sobre: Drogas Psicotrópicas. CEBRID. Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas. Secretaria Nacional Antidrogas. Gabinete de Segurança Institucional. São Paulo.

 

Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública de Ensino nas 27 Capitais Brasileiras. 2003-José Carlos F. Galduróz, Ana Regina Noto, Arilton Martins Fonseca, E.A. Carlini. Secretaria Nacional Antidrogas. Gabinete de Segurança Institucional. São Paulo. CEBRID.

 

DROGAS: Atualização em Prevenção e Tratamento. Arthur Guerra de Andrade, Sérgio Nicastri e Eva Tongue. Editado sob o patrocínio de PNUCD (Programa das Nações Unidas para o Controle Internacional de Drogas.) s.d.

 

FERRARINI, Edson. Nossos filhos longe das drogas e do álcool. Orientação para toda família BOOK Gráfica & Editora. São Paulo. s/d.

www.portaleducacao.com.br 

www.mundosemdrogas.org.br 

IMAGENS

 

Fonte: Google imagens.

As imagens podem ter direitos autorais. 

  • c-facebook
  • Instagram ícone social

© 2019. Projeto De Bem Com a Vida. Desenvolvido por Macplus.

bottom of page